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Engajamento gera resultado, de acordo com pesquisa

As organizações com maiores índices de engajamento têm resultados melhores. Isso é o que comprovou a pesquisa do Instituto Gallup: Relação entre engajamento no trabalho e resultados organizacionais, realizada em 2016 em 73 países.

Quando considerados em conjunto, os comportamentos das unidades de negócio com funcionários altamente engajados resultam em uma rentabilidade 21% maior que a de áreas ou organizações com funcionários menos engajados. Os funcionários engajados estão mais presentes e produtivos, mais sintonizados com as necessidades dos clientes, observando mais os processos, padrões e sistemas.

No Brasil, 62% da força de trabalho entrevistada não está engajada com o trabalho, de acordo com o relatório State of the Global Workplace.

SE ENGAJAMENTO AUMENTA AS CHANCES DE SE TER MELHORES RESULTADOS, ENTÃO COMO OBTER ENGAJAMENTO?

Os cientistas do comportamento da Gallup mediram diversos temas que acreditam ser os mais importantes para um ambiente de trabalho de sucesso, como, por exemplo: “Missão”, “Reconhecimento”, “Aprendizagem e crescimento”, “Orientação ao desempenho”, “Expectativas” e “Ajuste certo entre pessoa e responsabilidade”.

De acordo com eles, as organizações aumentam o engajamento de seus funcionários e melhoram o desempenho dos negócios quando tratam os funcionários como partes interessadas de seu próprio futuro e o da organização.

Se analisarmos estes fatores que levam ao engajamento e sucesso, vamos perceber que eles podem ser compreendidos em alguma das quatro dimensões organizacionais abaixo, que fazem parte da abordagem para compreendermos de forma holística o Processo de Desenvolvimento Organizacional (PDO).

As mudanças nos dois níveis organizacionais, o da Identidade e o das Relações, geram transformação e desenvolvimento organizacional nos demais níveis.

Quando as pessoas refletem por si mesmas e em grupo sobre estes níveis, que é o foco do trabalho do PDO, ganham consciência e cocriam novas formas de responder ao requerido pelo ambiente, por pessoas, clientes, entre outros, o que as mobiliza a agir para atingir o resultado pretendido pela organização. Apoiar as pessoas a ampliar a consciência é uma forma de as libertar das barreiras que as estão impedindo de evoluir e construir o seu futuro e o da organização. Elas se tornam protagonistas e, ao transformar sua visão, o comportamento também muda.

O PDO, utilizado em conjunto com outras ferramentas de diálogo, proporciona que os funcionários da organização lidem com seus desafios de forma única e poderosa, comprometendo-se com as ações planejadas de mudança, em busca do seu desenvolvimento e da organização.

Dessa forma, se o indivíduo e a organização se desenvolvem, podem também gerar impactos positivos para demais stakeholders, ambiente e sociedade. Tudo isso gera engajamento das pessoas ao seu trabalho e à organização.

Escrito por Mirlene Marcos Ramos

Fonte da foto: Círculos de sementes (http://www.circulosdesementes.blogspot.com.br)