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PDO – um processo para desenvolver a sua empresa

O objetivo deste artigo é explicar o que é o PDO (Processo de Desenvolvimento Organizacional) e a abordagem da Mosaico Desenvolvimento para realizá-lo. Para começar, comentarei brevemente sobre o ser humano.

Podemos utilizar muitas teorias para entender o ser humano. Aqui me inspirei no sistema da quadrimembração, que compreende o ser humano através de quatro níveis: físico, vital, emocional e espiritual.

Os níveis físico e vital têm o auge do seu desenvolvimento na metade da vida e a partir daí entram em declínio. Dependendo de como nos alimentamos, das atividades físicas que praticamos, do estilo de vida que vivemos, entre outros fatores, podemos atenuar esse declínio e viver com mais qualidade de vida, mas não temos como impedir de acontecer.

O nível emocional tanto pode acompanhar o desenvolvimento dos níveis físico e vital, declinando a partir da metade da vida, quanto pode estacionar ou evoluir. Você já conheceu pessoas que parecem estar paradas no tempo? São pessoas que vivem a vida de forma automatizada, que pouco refletem sobre suas vidas e suas relações com os outros, e que normalmente se sentem vítimas das pessoas e do mundo. Talvez nós em alguma medida já tenhamos conhecido esse lugar.

Por nível espiritual, compreende-se a essência humana, quem somos e nosso propósito de vida. O desenvolvimento espiritual é da ordem da liberdade e totalmente dependente da vontade humana e do cultivo de valores mais nobres.

Estes níveis são conectados e o bom alinhamento depende da qualidade desta conexão.

Existem muitas ações que apoiam o ser humano a se desenvolver. Se quisermos olhar nossas crenças mais arraigadas e nossos medos, muitas vezes precisamos de alguém que nos faça as perguntas difíceis, nos ajudando a olhar o que normalmente não vemos, pois incomoda, e nos apoiar no processo de realização da mudança.

Da mesma maneira que o ser humano, as organizações podem se desenvolver ao longo do tempo e podem ser entendidas como um sistema formado por quatro níveis que são: recursos, processos, relações e identidade. (Visão integrada da organização criada por Bernard Livegoed).

Estes níveis formam um sistema interdependente, no qual os primeiros níveis (recursos, processos e relações) devem estar num conjunto harmonioso a serviço da identidade, ou seja, do propósito da organização.

Como a organização é formada por pessoas, para que a organização se desenvolva, as pessoas que fazem parte desta precisam se desenvolver em alguma medida, e conforme sua vontade. Pois são as pessoas que ligam e desligam as máquinas, que realizam os processos, que tomam decisões, que se relacionam umas com as outras, ou seja, que podem tomar consciência, criar uma visão de futuro, aprender e mudar para que a organização se desenvolva.

No entanto, as pessoas muitas vezes não conversam genuinamente sobre suas forças, sobre o que as incomoda, nem se alinham sobre o propósito, ou sobre o que precisa ser mudado. Com isso, não realizam plenamente seu potencial, o que pode enfraquecer as relações e o desempenho. Às vezes o resultado financeiro ainda está vindo, mas poderia vir com uma qualidade maior, com um clima melhor e com um percentual de lucro maior se a organização se desenvolvesse.

O PDO é um processo conduzido por um consultor de desenvolvimento organizacional que convida as pessoas a construir uma visão comum sobre o que está acontecendo na organização, considerando os quatro níveis, a dialogar e se alinhar nos propósitos, objetivos e plano de ação futuros. Ao longo do processo são revistos e revitalizados os papéis e as responsabilidades, os princípios, os acordos e valores, conforme a necessidade de cada organização.

Como resultado do PDO, as pessoas fortalecem as relações, buscam novas alternativas, tomam decisões e agem mais coerentemente com a cultura requerida. Essa é a base para gerar engajamento para alcançar o futuro desejado.

O processo pode ser aplicado em empresas de todos os portes, pois é customizado, podendo ser mais curto ou mais longo, de acordo com os objetivos a serem alcançados. Para que fique mais claro, segue um exemplo do que seriam estas etapas em um processo mais curto.

 


 

ETAPAS DE UM PDO (exemplo)

1 – Preparação

Conversas individuais ou em grupo, com o objetivo de conhecer as pessoas, o que as inquieta e as move, mapear os níveis da organização e com isso compreender a cultura, estratégia, os valores, a visão de futuro, entre outros aspectos a serem priorizados dependendo dos objetivos do processo e das expectativas com o processo. Durante esta etapa o cliente inicia o processo de reflexão e de descoberta.

2 – Cocriação

Reuniões de devolutiva sobre o que foi relatado na etapa 1 e a construção conjunta de uma proposta de abordagem para o processo.

3 – Realização do workshop

O workshop tem o objetivo de criar um espaço de diálogo sobre as questões priorizadas pelo grupo para atingir o propósito esperado. Muitos temas podem ser trabalhados para atingir este objetivo como, por exemplo, identidade organizacional, visão de futuro, relações entre as pessoas, papéis e responsabilidades, entre outros. Ao final do trabalho, a equipe constrói um plano de ação em conjunto.

Além do workshop, podem ser necessárias outras ações como, por exemplo: focus group, workshops com liderança e funcionários, coaching, treinamento, entre outras.

4 – Sustentação

Acompanhamos a execução e sustentação do plano, com o objetivo de manter esse processo de desenvolvimento vivo na organização.

 


 

O consultor organizacional é quem facilita o processo, mas algumas vezes pode ser necessário convidar outros consultores, facilitadores e/ou palestrantes que sejam especialistas em outros temas para enriquecer a troca.

Pensando  na vida humana, ou organizacional, eu gostaria de mencionar uma metáfora que ouvi um dia destes em uma palestra e que, acredito, expressa bem a essência de um processo de desenvolvimento.

De um lado, estamos navegando em um rio a favor da correnteza, guiados por nossos padrões, nossas experiências, crenças (nosso passado). Assim, muitas vezes tomamos decisões baseadas em crenças que estão inconscientes, e algumas destas podem ser limitantes.

De outro lado, estamos contra a correnteza, olhando o futuro que queremos construir. Entre o passado e o futuro, existe um espaço vazio que é o presente e nele podemos fazer algo diferente.

O PDO é um processo que ajuda a organização a perceber esses fluxos, a tomar decisões, a construir um plano de futuro e, por último, a conversar sobre como sustentar e alcançá-los. Lembrando que, durante todo o processo, todas as pessoas se desenvolvem conforme a sua vontade, e, como consequência, a organização também.